NOTÍCIA

  Sacramento da Crisma

Pelo Batismo nos tornamos filhos e pela crisma selados no mesmo Espírito, somos chamados a viver mais intensamente a intimidade com Cristo.
segunda-feira, 08 de novembro de 2021

A Igreja diz que “pelo Batismo nos tornamos filhos e pela crisma selados no mesmo Espírito, somos chamados a viver mais intensamente a intimidade com Cristo, amadurecendo na fé. A Crisma fortalece a vivência da filiação divina que nos une mais solidamente com Cristo; aumenta em nós os dons do Espírito Santo. Por isso, a crisma não é somente uma simples confirmação dos compromissos com o batismo. Tem a finalidade de conferir o Espírito Santo e simbolizar a participação do fiel em Pentecostes, marcando-o como enviado na missão, que Cristo deu à sua Igreja”.

A Crisma é definida como sacramento em que o batizado recebe o Espírito Santo para ser fortificado na sua vida interior de fé, encorajado e animado para a profissão externa da mesma, isto é, o apostolado (BARTMANN, 1962). Com esse sacramento, o fiel torna-se soldado para testemunhar a Cristo no mundo.

O Bispo, pela imposição das mãos e pela unção que é feita, realiza o sacramento. Ele é o ministro ordinário para ministrar o sacramento, pois, foram os Apóstolos que administravam a Crisma (cf. At 8,14-17).

Para o recebimento da Crisma, como ele traz uma ligação com o Batismo, assim, exige-se o estado de graça. Com isso, têm-se, como efeitos desse sacramento, o recebimento do Espírito Santo e dos seus sete dons. Conferindo assim, o espírito de santidade e fortaleza. Confere-se também a graça santificante ao crismado. É importante compreender que a graça conferida na Crisma é dirigida à luta contra o erro, a discórdia, o egoísmo, a vanglória, a tirania, a comodidade, a preguiça, medo da responsabilidade etc. A confirmação é, pois, o sacramento que capacita o cristão a repelir as forças opostas a uma configuração do mundo digna do homem e para criar uma ordem verdadeiramente humana.

E no último sábado, 06 de novembro, os catequisandos de toda a nossa Paróquia que estavam participando do ano da Perseverança receberam o Sacramento de Crisma. O Sacramento foi celebrado pelo nosso Bispo Diocesano Dom Edgar Xavier Ertl, juntamente com o Padre Thiago Pároco de nossa Paróquia e pelo Seminarista Geovane Julio. Foram duas lindas celebrações, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde. Agradecemos imensamente a presença do nosso Bispo Dom Edgar, e toda as catequistas que são pessoas que trabalham como voluntários para evangelizar nossas crianças e adolescentes.

 

(Texto adaptado Diretório dos Sacramentos e Canção Nova).

Fonte: Pascom
 
Facebook Twitter WhatsApp
(46) 3536-1108
Rua Prudente de Morais, 628. Cx 38, Centro
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
santoantoniodoisvizinhos@outlook.com
© 2022 Paróquia Santo Antônio de Pádua - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual