Pastoral do Dízimo

Sobre a Pastoral/Movimento

PLANO PASTORAL DA PASTORAL DO DÍZIMO

O QUE É PASTORAL DO DÍZIMO?

Pastoral do Dízimo é uma atividade ECLESIAL e BÍBLICA que visa despertar no cristão sua co-responsabilidade na condução RELIGIOSA, MISSIONÁRIA e SOCIAL da Paróquia, expressando sua FÉ, seu LOUVOR e seu AGRADECIMENTO a Deus.

OBJETIVO DA PASTORAL DO DÍZIMO

A Pastoral do Dízimo tem como meta de trabalho, a conscientização da comunidade sobre o verdadeiro sentido do Dízimo.

A FINALIDADE DO DÍZIMO

O Dízimo em uma paróquia busca desenvolver dentro da comunidade as três dimensões fundamentais como pastoral: DIMENSÃO RELIGIOSA, DIMENSÃO SOCIAL E DIMENSÃO MISSIONÁRIA

QUAL A RAZÃO DE SER DIZIMISTA?

Dízimo é um ato de fé, de compromisso, de gratidão e de reconhecimento a Deus pelo que Ele é e pelo que fez e faz por nós. Ao oferecer o Dízimo o cristão expressa a sua convicção de pertença a Deus, tanto de si mesmo como de tudo o que possui. Antes, portanto, de ser partilha o Dízimo é ação de graças.
É importante saber que, por intermédio do Dízimo, o cristão reconhece que deve devolver, retribuir a Deus uma parte dos bens que lhe são dados pelo mesmo Deus. Ao conseguirmos algo, é porque Deus quer e permite. Essa atitude deve levar cada um de nós a conscientização de que fazemos parte de uma comunidade pela qual cada um de nós é responsável.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA PASTORAL DO DÍZIMO PARA A PARÓQUIA?

Para que aconteça uma pastoral de conjunto dinâmica e atuante é necessário que todos contribuam. A participação não é meramente financeira mas implica também na doação pessoal à comunidade de tempo e talentos. A equipe paroquial da pastoral do dízimo tem preponderantemente o papel de conscientizar cada participante da comunidade de sua responsabilidade em contribuir em todos os sentidos para com essa mesma comunidade e toda a Igreja.

QUAIS AS TAREFAS PRÓPRIAS DOS MEMBROS DA PASTORAL DO DÍZIMO?

O seu papel preponderante é o de ser conscientizadora. Mas há tarefas a serem executadas. Tarefas de cadastro de dizimistas, arrecadação do dízimo ao final das missas, redação e remessa de correspondências diversas aos dizimistas, confecções de cartazes, participações nas celebrações dedicadas ao dízimo e muitas outras circunstâncias que podem surgir. São responsáveis também pela prestação de contas regulares e periódicas à comunidade das arrecadações e aplicações do dízimo conforme suas três dimensões.

NORMAS REGULAMENTARES

A Pastoral do Dízimo não estipula, aos fiéis, um valor e nem exige os 10% (dez por cento) propostos originalmente pelo dízimo. Conforme está escrito em 2Cor 9,7: "Cada um dê segundo o que se propôs em seu coração: não dê de má vontade ou constrangido, pois Deus ama a quem dá com alegria", sobretudo, fica a critério de cada fiel o valor do seu Dízimo.
A Pastoral do Dízimo não faz cobrança do dízimo a domicílio. O dízimo deverá ser entregue pelos fiéis na Secretaria Paroquial ou aos atendentes do Dízimo nos dias de missa de Domingo.
A Pastoral do Dízimo não obriga ninguém a pagar o que está em atraso. O fiel deve estar consciente de seu compromisso com Deus e com a Igreja, ficando a seu critério acertar ou não os atrasados. Se o fizer, faça com generosidade e sem obrigação. Assim, o teu dízimo serás uma benção.
A Pastoral do Dízimo compreende que o dizimo é o resultado de sua fé, conscientização e do seu amor para com Deus e a Igreja, por isso, o valor do dízimo ofertado pelo dizimista fica obrigatoriamente em sigilo.
A Pastoral do Dízimo tem o compromisso de receber o dízimo do povo. Porém, a aplicação de todo dinheiro arrecadado será feita pelo CAP - Conselho Administrativo Paroquial, que se compromete a atender as três grandes dimensões: RELIGIOSA, MISSIONÁRIA e SOCIAL.

PARTILHAR: Prática que liberta

A partilha contraria todos os princípios que o mundo ensina: "Quem pode mais chora menos", "Cada um por si e Deus para todos", "Salve-se quem puder".
Jesus ensinou: Não sois deste mundo... e Paulo salientou: Buscai as coisas do alto...
Nossa esperança na eternidade tem suas raízes nas práticas de solidariedade.
Pela partilha dimensionamos o verdadeiro valor das coisas. para que nos servem as coisas se não para poder conviver com nossos semelhantes?
Que alegria tem um coração egoísta? Do que vale ter tudo e não ter com quem partilhar conquistas e vitórias?
O que para o mundo é loucura da insegurança, para nós cristãos, é a garantia segura de liberdade.
Só conhece a liberdade aquele que faz bom uso dos bens terrenos e não se deixa, por eles escravizar.

Faça a experiência do Dízimo e verás que nada lhe faltará!

ORAÇÃO DOS DIZIMISTAS
Recebei Senhor, minha oferta!
Não é uma esmola porque não sois mendigo.
Não é uma contribuição porque não precisais.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância representa, Senhor,
MEU RECONHECIMENTO, MEU AMOR
Pois, se tenho, é porque me destes.
AMÉM

Coordenação e Colaboradores

Jair Martins e Jane B. Martins
Helio Francisco Capelesso e Tania S. Capelesso
Valdemar da Silveira e Maria da Silveira
Paulo Diel e Joanita D. Diel
Francisco José Pizatto e Suely Marchi Pizatto
Michel Antunes de Oliveira e Mariana Isabele Rodrigues
Leomar Gasparetto e Cleide Gasparetto
José Moacir Rombaldi Bach e Helena Maria Bach
Luciano Biancardi e Andreza Cristina Lero Biancardi
Rita de Cássia Correa Espindola
Moacir L. Masurana e Marcia T. Masurana
Rua Prudente de Morais, 628. Cx 38, Centro
santoantoniodoisvizinhos@gmail.com
© 2024 Paróquia Santo Antônio de Pádua - Todos os direitos reservados.