Monsenhor Michel Aupetit
Arcebispo de Paris
Depois do incêndio que devastou grande parte da catedral de Notre Dame, uno-me à sua tristeza, assim como à dos fiéis de sua diocese, dos habitantes de Paris e de todos os franceses. Nestes dias santos, onde nos lembramos da paixão de Jesus, sua morte e sua ressurreição, asseguro-lhe minha proximidade espiritual e minha oração.
Esta catástrofe danificou seriamente um edifício histórico. Mas estou ciente de que também afetou um símbolo nacional muito amado por parisienses e franceses, independentemente de suas crenças. Notre Dame é a jóia arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos eventos importantes, o testemunho da fé e oração dos católicos no coração da cidade.
Apesar de elogiar a coragem ea obra de bombeiros que interveio para circunscrever o fogo, eu expressar meus melhores votos para a Catedral de Notre Dame se tornam novamente, graças ao trabalho de reconstrução e a mobilização de todos nesta bela tesouro no coração da cidade, sinal da fé dos que a construíram, igreja mãe da sua diocese, herança arquitetônica e espiritual de Paris, França e humanidade.
Com esta esperança, dou-lhe de todo o coração a Bênção Apostólica, assim como os bispos da França e os fiéis da vossa diocese, e invoco a bênção de Deus para os habitantes de Paris e para todos os franceses.
16 de abril de 2019
Franciscus Pp.