Nesta sexta-feira, 10/04, a Paróquia Imaculada Conceição celebrou na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a celebração da Paixão do Senhor, dando continuidade ao Tríduo Pascal iniciado na noite de ontem.
A Sexta-feira da Paixão é o dia que a Igreja recorda a morte de Jesus Cristo. É o único dia que não se celebra a Missa e não há consagração das hóstias. Os cristão mantém o “silêncio interior” aliado ao jejum e à abstinência de carne. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão, não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação a todos, ressurgindo para a vida eterna.
O ponto alto da Sexta-feira Santa é a celebração das 15h, horário em que Jesus foi morto. É a principal cerimônia do dia: a Paixão. Esta celebração é marcada pelo silêncio, pois relembramos o julgamento, a condenação e a crucificação de Jesus, sendo dividida em três partes: celebração da Palavra, adoração a cruz e distribuição da Eucaristia.
Este ano, devido à suspensão de missas com a presença do público por conta da pandemia do Coronavírus (Cobid-19), os fiéis participaram por meio da transmissão ao vivo na página do Facebook da paróquia Imaculada Conceição e pelas rádios Educadora AM e RCV FM.
Com portas fechadas, a celebração foi presidida pelo Padre Rudinei Willers, e concelebrada pelos padres Marcelo Holdefer, Thiago Berra, Mateus Martins Moreira e Martinho Paulus, na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Os fiéis foram chamados a fazerem em suas casas a Igreja doméstica, organizando uma cruz para veneração durante a celebração.
Como as missas presenciais ainda não têm data para voltarem ao normal, seguiremos o Tríduo Pascal com transmissões ao vivo pelas redes socias e pelas rádios. Acompanhe conosco!