BAIRRO SÃO FRANCISCO XAVIER

03 DE DEZEMBRO – SÃO FRANCISCO XAVIER

Francisco Xavier, considerado o maior dos missionários jesuítas, foi o fundador das missões no Oriente. Nasceu no reino de Navarra, Espanha, em 7 de abril de 1506. Era filho de uma família nobre, que havia projetado para ele um futuro de glória e riqueza no mundo, matriculando-o, com dezoito anos, na Universidade de Paris. Lá Francisco conheceu Inácio de Loyola, que o convenceu a ajudá-lo na formação de uma companhia de apóstolos para a defesa e propagação do cristianismo no mundo. Em 1554, Francisco recebeu a ordenação sacerdotal. Celebrou sua primeira missa com trinta e um anos e se tornou co-fundador da Companhia de Jesus. Passou, então, a cuidar dos doentes leprosos, e recolher das ruas aqueles a quem ninguém tinha coragem de fazer. Francisco ia de aldeia em aldeia, evangelizava os nativos, batizava as crianças e os adultos. Reunia as aldeias em grupos, fundava comunidades eclesiais e deixava outro sacerdote para tocar a obra, enquanto investia em novas frentes apostólicas noutra região. Numa delas, na ilha de Sacian, adoeceu e uma febre persistente o debilitou, levando-o à morte, em 3 de dezembro de 1552, com apenas quarenta e seis anos de idade. A Igreja o beatificou em 1619, canonizando-o em 1622.

Coordenador Geral Leandro e Elizabete
Vice-Coordenador Geraldo e Bela