RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Sobre a Pastoral/Movimento

Renovação Carismática Católica, também chamada RCC, é um movimento da Igreja Católica surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e espalhada por todo o mundo. A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espiríto Santo e de seus dons, a fim de que todos se tornem discípulos de Jesus Cristo. O movimento procura oferecer uma mística especial da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (denominados Católicos Carismáticos).

Em termos de doutrina, a RCC afirma seguir a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e sua doutrina, em todas as demais diretrizes da Igreja católica, entre ela os dogmas já fixados no catolicismo romano como, por exemplo, a crença na intercessão dos santos e a Honra a Maria, a mãe de Jesus. A fé em Jesus e na Eucaristia dão a força da unidade; os sacramentos são os canais da graça da salvação e a autoridade. Cremos na força dos Sacramentos, praticamos a oração pessoal e comunitária (Terço, adoração e benção do Santíssimo Sacramento, meditação da Palavra, intercessão...), no jejum e na caridade.

Os líderes da RCC não são chefes, mas "servos'. Pessoa engajadas na RCC, através de encontros, orações e formação - buscam "fazer acontecer um processo poderoso de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal."

João Paulo II, disse: "A Renovação Carismática católica tem ajudado muitos cristãos a redescobrirem a presença e o poder do Espírito Santo em suas vidas, na vida da Igreja e do mundo; e esta redescoberta tem levantado neles uma fé em Cristo cheia de alegria, um grande amor pela Igreja e uma generosa dedicação a sua missão evangelizadora."

A principal célula de evangelização da Renovação Carismática Católica é o Grupo de Oração, e sua expressão principal de evangelização é querigmática, cultivando todos os aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo, lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria nos reunimos em humildade e unânime oração.

Em nossa paróquia há o Grupo de Oração Novo Pentescostes, a mais de 25 anos. Desde o início acompanhado pelos Padres Rosario e Pedro. Foi realizado o registro em 1992, sob orientação do Pe. Celso. E desde então vive e se cultiva na espiritualidade da RCC. A reunião de oração acontece todas as terças-feiras das 18h30 as 20h00, na Igreja Matriz.

Coordenação e Colaboradores

Isaura Schreiber

(46) 3536-1252
Rua Paraná, Centro Sul
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
paroquiaimaculadadv@gmail.com
© 2017 Paróquia Imaculada Conceição - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual