AGENDA

Palavra do Padre

Julho: Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade

Estamos em pleno Ano do Laicato, a partir do batismo, fonte de toda vida cristã, os leigos são convidados a aprofundarem sua identidade, sua espiritualidade própria e sua missão, como discípulos missionários de Jesus Cristo, na Igreja e na sociedade. Sua formação se dá numa comunidade, através do caminho de iniciação à vida cristã e da formação permanente. Aí, também, exercem sua missionariedade, nos diversos ministérios que o Espírito Santo suscita. O ponto de referência será sempre sua fé em Jesus Cristo, vivida como um caminho permanente de formação e seguimento, numa comunidade. Nesta recebem a fé, conhecem e rezam a Palavra, com os irmãos celebram os sacramentos, especialmente a Eucaristia, e vivem a caridade. É neste ambiente eclesial que formam convicções acerca da pessoa humana, da família e da sociedade, a partir dos valores do evangelho.

Porém, diante dos grandes desafios que a sociedade brasileira vive neste momento histórico, precisamos mais do que nunca de cristãos leigos e leigas que, a partir de uma fé madura e convicta, de em testemunho cristão no mundo. Com isto, estamos dizendo que os leigos devem manifestar claramente sua fé e serem sal e luz. Iluminados pela Doutrina Social da Igreja, nossos políticos católicos saibam promover o bem comum a partir do evangelho. Que a partir da mensagem cristã se formem os educadores, intelectuais, médicos, advogados, empresários, comunicadores e artistas. Que o evangelho da alegria seja a base da vida familiar, sem ceder às pressões da ideologia do gênero. Que se construam relações sociais fraternas, onde ninguém fique sobrando, pois todos têm sua dignidade inalienável por serem imagem e semelhança do Criador.

A espiritualidade que move os cristãos leigos é a da Encarnação. Deus que “desce e entra em nosso mundo e em nossa história para assumir em tudo a nossa existência. Desta forma, também os cristãos, para seguir e servir a Deus, devem ‘descer’ e ‘entrar’ em tudo o que é humano, que constrói um mundo mais humano e que nos humaniza” (CNBB, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade, Doc.105, n. 163).

Parabenizamos todos os leigos e leigas, neste tempo a vocês dedicado, e desejamos que o Ano do Laicato continue auxiliando para serem verdadeiros sujeitos eclesiais, a partir da vossa dignidade de batizados. Possam viver uma fé madura, amar a Igreja, servir os irmãos e irmãs e ter coragem, criatividade e ousadia para dar testemunho de Cristo.

NOTÍCIAS
Encontro da Pastoral do Dízimo

Os coordenadores da Pastoral do Dízimo da matriz, bairros e comunidades se reuniram na ...

21º Julisul

A tradicional festa Julina de nossa Paróquia chegou a sua 21º edição, que foi um sucess...

Retiro Diocesano de Jovens

RCC Diocese de Palmas-Francisco Beltrão promove o Retiro Diocesano de Jovens “Moriá”

Seminário de Vida no Espírito

A Renovação Carismática Católica –RCC realizou o Seminário de Vida no Espírito Santo, e...

GALERIAS DE FOTOS
(46) 3536-1252
Rua Paraná, Centro Sul
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
paroquiaimaculadadv@gmail.com
© 2018 Paróquia Imaculada Conceição - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual