Palavra do Padre

Vocação

A vocação é manifestação da ação de Deus em nós, e do seu amor por nós. Amou-nos tanto ao ponto de sermos criados a sua própria imagem e semelhança (cf. Gn 1, 27-28). No caminho vocacional, Deus que já conhece os nossos pensamentos e o nosso coração (cf. Sl 139, 1-3) fala conosco nos orientando, nos guiando em nossos passos e conduzindo-nos na fé. 

A vocação é ainda um dom, que se constitui certamente num grande bem para aquele que é o seu primeiro destinatário. Mas é também um dom para a Igreja. É um chamado para iniciar um caminho livre das seguranças que nos impedem de ir além ou até alguém. É onde então o Senhor nos diz: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrar” (cf. Gn 12, 1); confirmando-nos assim, na missão que se concretiza num grande bem para o povo. 

A vocação é antes de tudo um sinal do amor de Deus, que nos orientar em um caminho de vida plena e feliz, que se concretiza igualmente numa grande alegria para todo o povo (cf. Lc 2, 10-11). Neste caminho que fazemos na Igreja e com a Igreja, Deus nos chama para uma vida santa, para que conduzidos pelo Espírito Santo possamos crescer no seguimento e na missão (cf. Mt 1,24). 

É Deus que por sua graça nos torna anunciadores do reino, pede-nos para irmos ao encontro das necessidades do seu povo (cf. Ex 3,10), dizendo-nos: “vai com a força que te anima... Eu estarei contigo...” (cf. Jz 6, 14-16). Na diversidade dos dons, o Senhor nos auxilia, e diante da grandeza do desafio da missão nos dá uma segurança: “Não temas! O Espirito virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com sua sombra” (cf. Lc 1, 35). E nesta certeza nos dá a perseverança, e nos assegura que o mal pode até lutar contra nós, mas nada poderá porque o Senhor estará conosco (cf. Jr 1, 19). 

É nesta continuidade que acontece com Igreja, que vemos muitos que, buscando uma vivência autentica e intima com Deus, vivem se descobrem neste caminho vocacional. Assim do mesmo modo como Deus conduziu Moisés para libertar seu povo da escravidão do Egito, Gedeão para livrar o povo de Israel da mão dos inimigos, Jeremias para ser profeta, Maria para ser a mãe do salvador, Ele continua nos chamando para a missão na sua Igreja. 

Deste modo somos pelo Senhor convidados a viver a missão como ministros ordenados para servir a Deus e orientar nossas comunidades, como família transmitindo os valores humanos e cristãos para formar o ser humano e a sua dignidade, como religiosos para servir aos irmãos nas obras de caridade e como leigos para ser sinal de Cristo no mundo. Assim aqui fica uma vez mais o convite para que perseverantes continuemos rezando sempre pelas vocações do povo de Deus e pela sua missão que como graça nos conduz nos caminhos do Reino de Deus.

NOTÍCIAS
Celebração dos Sacramentos ...

Neste sábado, 08/08, os Catecúmenos receberam os Sacramentos da Iniciação a Vida Cristã.

leia mais
Vocação Matrimonial

Neste domingo a Igreja celebra a vocação Matrimonial e dia dos Pais, além da abertura d...

leia mais
Feliz Dia dos Pais!

Ser Pai é dar testemunho de amor.

leia mais
Agosto, mês dedicado as voc...

Agosto, mês dedicado as vocações.

leia mais
GALERIAS DE FOTOS
(46) 3536-1252
Rua Paraná, 740, Centro Sul
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
paroquiaimaculadadv@gmail.com
© 2020 Paróquia Imaculada Conceição - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual