O dízimo e a solidariedade

terça, 29 de janeiro de 2019
Capela São Francisco Xavier materializa o dízimo em prol de família carente da comunidade.

As necessidades dos nossos irmãos e irmãs não podem passar por nós despercebidas. Muito pelo contrário, devemos sempre estar atentos aos sofrimentos e às dificuldades do próximo. A base da espiritualidade cristã é o amor incondicional e universal.
Basta lembrarmos da parábola do Bom Samaritano para compreendermos o papel do dizimista mediante o irmão pobre e sofredor. O samaritano anônimo do evangelho de são Lucas (Cf. Lc 10, 25ss) passa por um caminho qualquer e se depara com um desconhecido, espancado a tal modo que – diz o evangelho – ficou quase morto. Contudo, ele se aproxima, trata suas feridas e, levando-o para uma pensão, recomenda o seu cuidado. Vemos, portanto, que a relação do dízimo e a partilha com os mais pobres transborda na distribuição dos bens e no dom de si mesmo em favor do próximo.

A pergunta do doutor da lei a Jesus que originou a parábola – “Quem é o meu próximo?” – é respondida pelo Mestre evocando o uso da misericórdia. Ser dizimista é ser misericordioso com o próximo.

Na sua carta Deus caritas est, o papa emérito Bento XVI afirmou que a caridade com os pobres “é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência”. Portanto, celebrar a partilha no dízimo é partir da nossa fé e alcançar a necessidade de inúmeros irmãos. Agir com misericórdia com os mais pobres, isso é ser dizimista!

Nesta perspectiva, a Capela São Francisco Xavier, que compõe a Paróquia Imaculada Conceição, com o dízimo arrecado nos meses de outubro, novembro e dezembro foram designados para a construção de uma casa para uma família carente que participa da comunidade.

Com a partilha do dízimo é possível fazer o milagre da multiplicação acontecer não só com o pão como fez Jesus na região desértica onde se encontrava (Cf. Mc 6,30-44). Essa multiplicação vemos acontecer todas as vezes que homens e mulheres de boa vontade punham em comum seus dons, seus bens em busca do bem maior, comum. E quando o fazemos de coração pomos em prática o nome que nos identifica a Jesus, sendo chamados e realmente agindo como cristãos.

Agradecemos a todos que doaram e apoiaram esta causa. Que Maria Imaculada interceda sempre por estes filhos e filhas que abraçam a causa do Reino.