NOTÍCIA

Devoção a São José na Bíblia

terça, 19 de março de 2019
Encontradas no Antigo Testamento, estas palavras são ditas por muitos santos em referência ao pai adotivo de Jesus.

Embora existam apenas alguns versículos que se referem a São José em toda a Bíblia, muitos santos ao longo dos séculos encontraram impressionantes paralelos entre o pai adotivo de Jesus e o primeiro José mencionado no livro de Gênesis.

No referido livro, encontramos José, um dos 12 filhos de Israel, que foi abandonado e vendido por seus próprios irmãos. No entanto, Deus teve misericórdia dele e, por meio da providência divina, José tornou-se vital para a sobrevivência do povo judeu no Egito. Ele foi nomeado ministro-chefe, encarregado de administrar o suprimento de grãos. Isso provou ser uma medida providencial, pois José iria preparar o Egito para uma fome extrema.

Vários santos encontraram inspiração no seguinte versículo de Gênesis, que resume esta situação desesperadora do povo do Egito: 

“Em seguida, houve fome também no Egito, e o povo clamou ao faraó, pedindo pão. Este disse a todos os egípcios: ‘Ide a José, e fazei o que ele vos disser’” (Gênesis 41, 55). 

Em latim as palavras do faraó são traduzidas como “Ite ad Ioseph“, uma frase frequentemente encontrada embaixo das estátuas de São José.

O frade dominicano Bartolomeu Calvano explica as semelhanças entre os dois Josés: 

“Assim como através de José, o filho de Israel, Deus proveu alimento para o povo faminto do Egito e sua família, assim através de José, o marido de Maria, Deus Pai providenciou o necessidades de Jesus ”.

Além disso, “Nos Evangelhos, Jesus Cristo nasce como uma criança que precisa ser alimentada, e assim como o povo do Egito buscou alimento através de José, o ministro-chefe da casa de Faraó, Jesus foi a José, a quem Deus colocou sobre sua própria casa, para receber as necessidades da vida terrena.”

Santa Teresa de Ávila está entre os muitos santos que incentivaram a devoção a São José. Ela escreveu: 

“Eu gostaria de poder persuadir todos a se dedicarem a esse santo glorioso, pois tenho uma grande experiência das bênçãos que ele pode obter de Deus. Nunca conheci ninguém que se dedicasse verdadeiramente e prestasse serviços particulares a ele que não avançassem notavelmente em virtude, pois ele dá uma ajuda muito real às almas que se recomendam a ele”.

O povo hebreu teve seu próprio José a quem recorrer em tempo de grande necessidade, e assim também os cristãos se voltaram para São José como um poderoso intercessor diante do trono de Deus.

Se você está sempre precisando de algo, “vá para José” com sincera devoção e confie-se à misericórdia de Deus.

Fonte: Aleteia
 
Facebook Twitter WhatsApp
(46) 3536-1252
Rua Paraná, 740, Centro Sul
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
paroquiaimaculadadv@gmail.com

© 2024 Paróquia Imaculada Conceição - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual