NOTÍCIA

Ele está no meio de nós!

quinta, 28 de março de 2019
Este ano iniciaremos na paróquia Imaculada a dinâmica do Círio Pascal da Família.

Desde a tradição judaica, no Antigo Testamento, a casa da família é um local de oração. Anualmente, todo judeu precisava visitar o Templo, semanalmente ir à Sinagoga e diariamente, segundo o costume, rezar em sua própria casa, reunido em família durante vários momentos do dia. Jesus, inclusive, nasceu em uma família de judeus e é possível recordar o episódio em que o Menino se perde de seus pais no Templo (Lc 2, 41-50), as várias vezes que Jesus está pregando na Sinagoga (Lc 4,16), Jesus que rezava ao longo do dia (Mt 14, 23), etc. A Sagrada Família de Nazaré rezava junto!

Por sua vez, o Novo Testamento mostra que é em casa de famílias, como a casa de Áquila e Priscila, que a comunidade, ou seja, a Igreja primitiva se reúne para celebrar a Eucaristia (1 Cor 16,19). A família é, então, o que podemos chamar de local teológico, isto é, um lugar onde Deus se revela e está presente. É uma Igreja Doméstica em que Cristo ocupa o centro, dando vitalidade à família que celebra junto a sua fé.

Uma forma de mostrarmos a presença viva de Jesus Cristo é através do Círio Pascal. Ora, um Círio é muito mais do que uma simples vela, pois, ele é o sinal do Ressuscitado. Cada parte do Círio traduz uma realidade repleta de sentido para a fé cristã: a chama do Círio significa Cristo luz que habita entre nós, um Deus próximo àqueles que o buscam; as letras gregas Alfa e Ômega indicam que Deus é o princípio e o fim, o “Eu Sou Aquele que Sou”; e os cinco grãos de incenso cravados são símbolo das chagas de Jesus, é sinal do Cordeiro imolado, da salvação operada por Jesus Cristo na Cruz, é a presença do Crucificado que Vive.

Quando usamos a dinâmica pastoral do círio da família, ou seja, daquele círio pequenino levado para o ambiente familiar se quer despertar a consciência e a fé da família de que ela, sendo Igreja Doméstica e, portanto, lugar de oração e de espiritualidade, tem a necessidade de que Cristo Ressuscitado seja a fonte viva que jorra em seu seio. Quando deixamos Jesus habitar dentro de nossos lares, convidando-o para se fazer presente através da oração, então a sua presença será motivo de muita felicidade: não faltará amor, paz, perdão, respeito, dignidade, paciência e diálogo na família. Não significa que a família estará isenta de problemas e dificuldades. Mas, uma coisa é certa: família que reza unida permanece unida. E mais, família que tem Cristo Vivo em seu lar não será abandonada em tempos de aflição, mas será consolada e grande será a alegria, pois, terá sempre a chama da fé acesa, aquela chama que crepita e faz lembrar da proximidade do Senhor em sua vida.

Neste ano as famílias de nossa comunidade são convidadas a dinâmica de levar o fogo novo, essa presença de Cristo ressuscitado para as suas casas através do Círio Pascal da Família. Este as famílias deverão trazer na celebração do Fogo Novo, no Sábado de Aleluia, para acender e colocar as chagas juntamente com o padre, e depois leva-lo para casa e rezar até a festa de Pentecostes. O Círio Pascal das Famílias se encontra disponível na secretaria paroquial

Que o Senhor Ressuscitado habite junto às nossas famílias!

Fonte: Pascom
 
Facebook Twitter WhatsApp
(46) 3536-1252
Rua Paraná, 740, Centro Sul
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
paroquiaimaculadadv@gmail.com

© 2024 Paróquia Imaculada Conceição - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual