Congresso Decanal da Catequese

domingo, 27 de agosto de 2017
Este domingo, 26 de agosto, foi um momento de confraternização descontração, formação, oração e interação em comemoração ao dia do catequista comemorado neste fim de semana.

Concluindo o mês das vocações, a Igreja homenageia os catequistas, pessoas entregadas e fundamentais para a formação da fé. Neste sentido, neste domingo dia 26 de agosto realizou-se o Congresso Decanal da Catequese, que reuniu aproximadamente 550 catequistas do Decanato de Dois Vizinhos, composto pelas paróquias de Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu, realizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Cruzeiro do Iguaçu.

Foi um momento de confraternização descontração, formação, oração e interação em comemoração ao dia do catequista comemorado neste fim de semana. O dia iniciou com uma palestra com o Pe. Valdecir Bressani sobre o Ano Mariano, logo em seguida Pe. Deoclésio presidiu a Santa Missa, acompanhado dos Padres Nelso Maróstica, Irineu Causs e Marcelo Holdefer.

Após o almoço, os catequistas dirigiram-se ao Santuário Nossa Senhora da Saúde em uma caminhada penitencial conduzida pelo Pe. Marcelo. Lá, foram sorteados diversos brindes aos catequistas presentes, além de cada paróquia realizar uma apresentação sobre momentos da vida de Maria, mãe de Jesus e de todos nós. Apresentações essas que seguiram os seguintes temas: Anunciação de Maria, Visita a Isabel, Bodas de Canaã, Nascimento de Jesus, Dores de Maria e, Todas as Marias são a mesma Mãe de Deus – esta última organizada pelas catequistas de nossa paróquia.

O Papa Francisco propõe para a catequese prestar atenção à via da beleza: “Anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida dum novo esplendor e duma alegria profunda, mesmo no meio das provações” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 167). Assim, caros catequistas, lembremos que temos uma grande vocação e missão, um grande dom que devemos comunicar. Parabéns pelo seu dia e que a alegria deste dia te impulsione a anunciar cada vez mais a Cristo com ardor, entusiasmo e criatividade.