Ritos Catequéticos

terça, 02 de abril de 2019
A importância dos Ritos na Catequese.

Na obra do Pequeno Príncipe, o Autor Frances Antoine de Saint Exupéry (1900-1944), descreve de uma maneira simples o diálogo do Principezinho com a raposa. Ele curioso pergunta a raposa: o que é um Rito? Ao que ela responde: é o que faz com que um dia seja diferente em cada momento da vida ao longo do dia, da semana e do ano. Percebe-se a sutileza e o valor dos ritos nas nossas vidas, e, através deles encontramos a beleza que nos motiva a ações criativas.

Igreja, continuamente é chamada a rever, avaliar, promover e acompanhar a caminhada cristã, tendo presente as transformações sociais e o momento histórico, uma vez que estes provocam mudanças nos destinatários da missão. Nesse cenário de mudanças, a Igreja vive e desenvolve a ação evangelizadora; e os ritos de entrega e de passagem correspondem às exigências dos tempos atuais.

Os ritos de entrega, a serem feitos na catequese, são inspirados pelo RICA – ‘Ritual da Iniciação Cristã de Adultos’, um livro litúrgico que orienta as diferentes etapas do Catecumenato (Iniciação Cristã de Adultos em nossa Igreja). A Igreja se viu diante da necessidade urgente de reestabelecer a catequese como era nos primeiros tempos, como se dava o processo para se tornar cristão. A Iniciação a Vida Cristã inspirada no processo catecumenal, quer ser uma resposta à realidade atual, que está ofuscada em relação a uma catequese apenas sacramental e não na formação de discípulo missionário.

A finalidade do rito é ajudar o catequizando a percorrer um caminho de seguimento de Jesus com entusiasmo, alegria e compromisso. Cada rito de passagem envolve a família, a comunidade e dá um novo dinamismo a vida da Igreja. A comunidade toda se compromete a acompanhar o catequizando no seu processo de conhecimento, de encontro e de experiência com a Pessoa de Jesus Cristo; estes, quando vividos em profundidade pelo catequizando, familiares e comunidade surtem grandes efeitos entre eles, como: a redescoberta da beleza e da riqueza de ser cristão, a busca em aprofundar o sentido de pertença a Igreja e o desejo de descobrir o tesouro que ela nos oferece.

Os ritos que serão mencionados irão acompanhar toda a caminhada do catequizando, marcando cada etapa: rito da acolhida; rito da entrega da Palavra de Deus e do Pai nosso; rito da assinalação; rito da inscrição do nome; ritos dos primeiros exorcismos e da benção e rito da entrega da Oração do Creio.

Quem acompanhou as Santas Missas nas últimas semanas em nossa Paróquia acompanharam as celebrações dos ritos de passagem dos catequizandos, para eles e seus familiares se comprometerem nessa caminhada de fé, sendo protagonistas da missão evangelizadora na comunidade e na sociedade.

Fonte: Ir. Rosa Maria Maziero – Coord. dioc. Catequese