Agosto: Mês vocacional

segunda, 07 de agosto de 2017
Vocação é um chamado de Deus, é um dom que Ele concede a cada um de nós para realizar uma missão.

“Vem e segue-me”, eis o convite de Jesus, que nos chama para segui-lo e anunciar a todos os povos o Reino de Deus.

Nossa primeira vocação é o chamado à vida. “Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, antes do teu nascimento, te conhecia e te consagrei, para ser meu profeta entre as nações te escolhi. (Jr 1,5)”

Quem chama e nos capacita para a missão é Deus. A nós, cabe apenas responder SIM ou NÃO ao seu chamado.

Qual é sua vocação? Somos todos chamados.

Através do batismo, Deus nos chama a sermos profetas, sacerdotes e reis, ser sinal de sua presença no mundo, templo vivo onde habita o próprio Deus; somos chamados a sermos santos, ou seja, Ele nos concede dons, talentos, liberdade e o desejo de ser feliz.

Mas para realizar o plano de Deus em nossa vida, Ele nos faz um chamado específico: vivermos a nossa vocação como leigo, sacerdote ou religioso. Assim, cada um, conforme sua vocação, é chamado a colaborar na construção de um mundo justo e fraterno.

O centro de todas as vocações é a vivência profunda da vocação batismal. Somos chamados a viver e a transmitir a comunhão com a Trindade. A Igreja “atrai”, quando vive em comunhão, pois os discípulos de Jesus serão reconhecidos se amarem-se uns aos outros como ele os amou.