Nesta segunda-feira, 06/05, aconteceu no Centro Comunitário da Paróquia Imaculada Conceição o terceiro encontro de formação litúrgica, voltado para as equipes de cantos e liturgia da matriz e capelas, além de lideranças em geral. Este foi assessorado pelo vigário paroquial Padre Mateus Martins Moreira que abordou a liturgia do Tempo Pascal.
O Tempo Pascal é período entre a Vigília Pascal e o Pentecostes, pois o Mistério pascal é de tal importância na vida litúrgica da Igreja e na vida e atividade apostólica de todos os redimidos pelo Sangue de Cristo, que a sua celebração se prolonga por 50 dias, número cheio de significado, pois exprime também a plenitude da salvação definitivamente alcançada por Jesus ressuscitado e por ele oferecido aos homens.
Assim, o Tempo Pascal é vivido como se fosse um único domingo, onde a liturgia revive, na alegria e na exultação, os diferentes aspectos do único e grande mistério: "Cristo Ressuscitado, nossa Salvação".
Nesse sentido, Pe. Mateus afirmou: "A função da liturgia neste período é atualizar em nós o sentimento de esperança", destacando ainda que os encarregados pela liturgia da celebração são os "responsáveis por deixar a Palavra viva na comunidade".
Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos para uma atividade prática, onde deveriam organizar a liturgia de uma celebração conforme a liturgia do domingo recebido. Ao final, cada equipe apresentou suas propostas, para assim realizar uma troca de ideias e experiências.
O próximo encontro será no dia 03/06.