Encontro Nacional da Lareira

segunda, 20 de maio de 2019
V Encontro Nacional de Casais Lareiristas aconteceu nos dias 18 e 19 de maio em Pomerode/SC.

Pomerode/SC, localizado na Mesorregião do Vale do Itajaí e na Microrregião de Blumenau é conhecido por ser "A cidade mais alemã do Brasil", recebeu cerca de 2.300 lareiristas, para o 5º Encontro Nacional da Lareira, nos dias 18 e 19 de maio. Tendo a presença de representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão esteve representada por diversos casais lareiristas.

Em maio de 1979, foi realizada a 1ª Lareira da Diocese, uma iniciativa conjunta das paróquias de Beltrão e Marmeleiro. A Lareira de Casais é um movimento consolidado na Diocese. Conforme Jesuino Pietrobom, de Beltrão, atualmente são oito equipes promovendo encontros na Diocese: Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Marmeleiro, Capanema, São João, Chopinzinho e São Jorge D’Oeste.

Para o casal de nossa paróquia Antonio e Vanderleia Galli, da coordenação diocesana da Lareira, foi um grande encontro de família. Vanderleia diz: “É como se a gente estivesse revendo nossos parentes, porque a Lareira é isso, a gente se torna família. Além de buscar uma grande motivação na nossa espiritualidade”. A Paróquia Imaculada lotou dois ônibus. O próximo encontro será em maio de 2021 em Cascavel-PR.