Crisma dos Catecúmenos

domingo, 09 de junho de 2019
Neste sábado, 08/06, realizou-se a Crisma dos catecúmenos.

No sábado, 08/06, liturgia de Pestecostes, 08 jovens e adultos, receberam em celebração solene na Igreja Matriz o sacramento da Crisma. A missa foi presidida pelo pároco Pe. Marcelo Holdefer.

O sacramento da Crisma ou Confirmação, confere os dons do Espírito Santo conduzindo o fiel católico ao caminho da perfeição cristã.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito [aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor] desceu sobre a comunidade dos discípulos então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom – Espírito Santo. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

Três etapas são necessárias à administração da Crisma: a imposição das mãos sobre a cabeça do crismando; a unção com o óleo na fronte; as palavras do Bispo ou Padre Celebrante: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de Deus”, ao que o crismando responde: “Amém”

Durante a celebração, o grupo de crismandos mostrou-se disposto a seguir a Cristo, ao acender as velas no Círio Pascal. Em seguida, cada um recebeu a unção do óleo que representa o Espírito Santo acompanhados de seus padrinhos.

Os crismandos se prepararam para esse momento em encontros realizados durante um ano. Deus seja louvado por estes jovens, seus padrinhos e seus catequistas que, com empenho, testemunho e dedicação conduziram a todos no caminho da fé e do discipulado.