Na segunda-feira, 01/07, na Igreja Matriz realizou-se o quinto encontro formativo sobre liturgia, acessorado pelo músico Tainã Spinello. Neste, foi apresentado as equipes litúrgicas como a música auxilia nas celebrações e a vivenciarmos a liturgia. Abordou-se também a devida postura do ministérios de música nas celebrações litúrgicas.
E destacou-se, ainda, como os cantos devem acompanhar os ritos celebrativos, sua finalidade e quais aspectos devem ser levados em consideração ao ser feito a escolha dos cantos, pois estes devem estar de acordo com o rito e tempo litúrgico em questão. Pois, a música deve estar inteiramente ligada à ação litúrgica a ser realizada, exprimindo suavemente a oração, favorecendo a unanimidade e dando maior solenidade aos ritos sagrados.
Portanto, música litúrgica é música ritual. Muitos agentes de música litúrgica, desconhecendo as características da música ritual, cantam nas celebrações qualquer música, simplesmente pelo fato de “estar na moda”. Ela é parte integrante da Liturgia, é servidora da Liturgia. Nós não devemos cantar na Missa, mas sim cantar a Missa (cf. Estudos da CNBB 79: A música litúrgica no Brasil, n. 27).
Assim, o principal objetivo do encontro foi levar uma consciência real sobre canto litúrgico aos cantores, equipes e ministérios de música que atuam nas comunidades e na Igreja Matriz de nossa paróquia, animando as celebrações.
O próximo encontro será dia 05/08.