I Escola Catequética- 6º Etapa

terça, 23 de julho de 2019
Nesta terça-feira, 23/07, tivemos a 6º etapa da Escola Catequética Paroquial.

Nesta terça-feira, 23/07, aconteceu no Centro Comunitário da Matriz a 6ª etapa da Escola Catequética Paroquial. Este sexto encontro foi assessorado pelo Padre Vagner José Raitz, Pároco da Paróquia Santa Isabel da Hungria em Santa Izabel do Oeste - PR. Esta abordou Liturgia e Sacramentos, proporcionando aos catequistas um conhecimento sobre o sentido de cada um dos sacramentos, principalmente os da Iniciação Cristã (Batismo, Primeira Eucaristia e Confirmação), e o que comporta para o cristão. É importante que os catequistas tenham o entendimento de que liturgia e sacramentos estão intrinsecamente ligados, pois não existe sacramento fora da liturgia, fora da comunidade cristã.  A vivência dos sacramentos proporciona a experiência da vida de comunidade e da pessoa de Jesus Cristo e que seguindo seus exemplos, o catequizando precisa estar consciente para que os possa viver e servir com os dons que possui.

Os Sacramentos acompanham toda a nossa vida cristã, dando à fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Desta forma, pelos Sacramentos da Iniciação Cristã são lançados os fundamentos de toda a vida cristã, estando, assim, intimamente ligados entre si. Constituem, neste sentido, três etapas de um único caminho de fé e vida, através do qual a Igreja introduz os fiéis no mistério pascal de Cristo, tornando-os novas criaturas, filhos de Deus, membros vivos de seu povo santo. Por isso, a catequese de Iniciação Cristã tema responsabilidade de auxiliar o catequizando a atingir este objetivo: ajudá-los a viverem plenamente sua opção por Cristo e pela Igreja, tornando-os capazes de testemunhar sua fé diante de todos.

Estiveram presentes os catequistas de nossa toda a nossa paróquia, que participarão de mais 04 etapas desta escola, abordando as diversas dimensões da fé cristã.