I Escola Catequética- 8º Etapa

sábado, 21 de setembro de 2019
Neste sábado, 21/09, aconteceu a 8º etapa da Escola Catequética Paroquial.

Neste sábado, 21/09, aconteceu na Igreja Matriz a 8ª etapa da Escola Catequética Paroquial. Este oitavo encontro foi dividido em duas etapas. No período da manhã as catequistas trabalham diante da Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit” (ou, Cristo está vivo), do Papa Francisco. Neste, o Santo Padre recorda todo o fato de que Cristo traz esperança aos jovens do mundo. A exortação divide-se nitidamente em nove capítulos e é dirigida de maneira particular aos jovens cristãos. Esta primeira reflexão foi assessorada pelos membros da coordenação catequética paroquial.

Já na parte da tarde, a escola foi assessorada pela psicológa Dra. Dilma Schirr, que abordou “Olhar da Psicologia” (Psicologia das Idades), proporcionando aos catequistas um conhecimento sobre as características correspondentes às diversas faixas etárias do desenvolvimento humano, o que auxilia no trabalho metodológico do catequista, afinal, como afirma o Diretório Nacional de Catequese: “A catequese conforme as idades é uma exigência essencial. (...) Levar em conta os aspectos tanto antropológicos e psicológicos como teológicos.”

A teoria da Psicologia das Idades, ou Psicologia do Desenvolvimento faz o estudo de todo o desenvolvimento do ser humano, segundo as etapas de sua vida. Este estudo traz as principais características físicas, cognitivas e sociais da pessoa, como deve ser encarada e como superar os conflitos e crises próprias de cada idade. Desta forma, a criança é um grande tesouro que Deus confiou à humanidade porque é uma vida a ser desenvolvida. E cada criança é um ser, diferente de todos os demais. As necessidades do crescimento da vida de Deus em cada criança estão intimamente entrelaçadas com o desenvolvimento físico, intelectual, social e com o todo da sua personalidade. O crescimento da criança não acontece em linha reta, mas por períodos, que começam, cada um, por uma crise. Por isso a importância de o catequista ter tal compreensão.

Estiveram presentes os catequistas de toda a paróquia, que participarão de mais 02 etapas desta escola, abordando as diversas dimensões da fé cristã.