Feliz Ano Novo Litúrgico!

sábado, 30 de novembro de 2019
Neste domingo, 01/12/2019, iniciaremos o Novo Ano com a espera da vinda de Jesus.

Neste domingo dia 01 de dezembro iniciamos na Igreja um novo Ano Litúrgico, calendário religioso celebrado pela Igreja Católica do mundo todo e que orienta uma mesma liturgia celebrada em ciclos e tempos contemplando neste toda a história da salvação.

Os ciclos apresentam a proposta de celebrar a cada ano uma liturgia específica, perpassando assim ao longo de três anos grande parte dos textos da Bíblia Sagrada. Cada ano litúrgico, nestes ciclos, compreende a um evangelho sinótico (semelhantes), a saber, Mateus, Marcos e Lucas e dentro destes alguns domingos trazem, na liturgia, o Evangelho de Joao. Este ano, por exemplo, na Igreja será celebrado do Ano A, onde as semanas da liturgia contemplarão o Evangelho de Mateus.

O ciclo do Ano Litúrgico apresenta internamento dois ciclos, a saber o Ciclo de Natal e o Ciclo Pascal, bem como o Tempo Comum, constituído de 34 semana dividas em dois momentos (na figura abaixo pode-se visualizar melhor essa divisão).

O Advento marca o início do Ano Litúrgico, abrindo assim o Ciclo de Natal, preparando toda a Igreja para celebrar o Salvador que, na simplicidade da manjedoura, quer nascer em nosso coração. Para tanto nos preparamos durante quatro semanas, contemplando os textos dessa espera feliz.

O Advento traz consigo a simbologia da coroa, círculo sem início nem fim, a exemplo de Deus que deve ser tudo em todos. Na coroa vemos a cor verde lembrando a esperança e de que Cristo está vivo entre nós. Esta também traz quatro velas, três roxas e uma rosa, lembrando o caminho que neste tempo percorremos. As velas roxas lembram que é um tempo de preparação, de livrar o coração das trevas do pecado e deixar que a luz de Deus habite em nós. A vela rosa acesa na terceira semana, simboliza a feliz alegria da proximidade do nascimento do menino Deus.

Participar ativamente e continuamente na comunidade de fé faz-nos compreender a beleza do Ano Litúrgico e a proposta de salvação de Deus para todos nós.