Assembleia Paroquial 2020

terça, 18 de fevereiro de 2020
Reuniram-se lideranças da matriz, bairros e comunidades para uma avaliação e planejamento das atividades paroquiais do ano de 2020.

No sábado, 15 de fevereiro, reuniram-se na Igreja matriz os conselhos econômicos da matriz, bairros e comunidades - gestores 2020/2021 - e as lideranças e coordenações das pastorais e movimentos, para Assembleia Paroquial, com o objetivo de avaliação dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2019 e planejamento do ano de 2020.

Lembrando que o ano de 2019 foi para a Igreja tempo de planejamento, tanto em nível nacional, regional, diocesano e, a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja queremos planejar, avaliar, construir juntos o caminho para os próximos passos de nossa Paróquia Imaculada Conceição. Assim, a assembleia foi orientada por Padre Emerson Detoni.

Lembando que as npovas diretrizes evangelizadoras da Igreja é sustentada por quatro pilares essenciais:

- A Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã;
- O pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade;
- O pilar da Caridade  que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis;
- O pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.

A partir destes os participantes refletiram e planejaram as novas ações paroquiais, definindo assim, em sintonia com as prioridades diocesanas, aquilo que será assumido também como prioridades paroquiais. Estas prioridades paroquiais foram construídas de acordo com as realidades geográficas e pastorais da paróquia: a Matriz, as Comunidades Urbanas, as Comunidades Rurais.

Em um segundo momento Padre Mateus abordou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, com base na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10), sendo o “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Esse foi um momento muito importante para nossa comunidade de fé, pois como Igreja "...Apesarem de serem muitos, formam um só corpo" (I Cor 12, 12-27), assim andaremos juntos no próximo ano, em busca da maior evangelização e união entre pastorais, comunidade e movimentos. Na unidade, os Apóstolos receberam o Espírito Santo e surgiu a Igreja. Unidos queremos estar também nós para que Ele continue a guiar-nos.

Que a disposição demonstrada no encontro perdure e motive a todos para uma vivência harmônica e produtiva no ano de 2020.