Missa de Cinzas na Matriz

quinta, 27 de fevereiro de 2020
Celebração desta quarta-feira, 26/02, com imposição das cinzas marcou o início da quaresma.

Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, foi celebrada a Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma, período importantes para nós católicos. Para os fiéis, o período da Quaresma é um tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e jejum. Nas celebrações deste dia, os católicos são marcados com cinzas na testa simbolizando assim a fragilidade e a pequenez humanas.

A Paróquia Imaculada Conceição celebrou na Igreja Matriz às 08h30 e às 19h. Segundo os religiosos, para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. Além disso, as cinzas bentas, colocadas sobre a cabeça, fazem lembrar a morte e ressaltam que cada pessoa é pó, e ao pó da terra voltará para que o corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

As cinzas simbolizam a fragilidade humana. Com a sua imposição, inicia um período relevante para os cristãos se prepararem para viver o mistério pascal, a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

“Do pó viemos ao pó voltaremos.” (Gn 3, 19)

Neste dia, a igreja do Brasil também celebra a abertura da Campanha da Fraternidade, trazendo para a reflexão em 2020 o tema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34) e o lema"Fraternidade e Vida: dom e compromisso".