Formação Pastoral do Dízimo

quinta, 12 de março de 2020
Nesta quarta-feira, 11/03, reuniram-se na Igreja Matriz os coordenadores da Pastoral do Dízimo para uma importante formação.

Na noite desta quarta-feira, 11/03, estiveram reunidos na Igreja Matriz Imaculada Conceição coordenadores e agentes da Pastoral do Dízimo para um momento de formação e reflexão, sendo aproximadamente 60 pessoas. Conduzido por padre Marcelo, o encontro buscou retomar a caminhada da Pastoral do Dízimo na Igreja do Brasil, Diocese e da nossa paróquia. Foram resgatadas algumas noções claras e básicas do documento 106 da CNBB - Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, documento do dízimo lançado em 2016. Noções como: o dízimo é um compromisso de fé celebrado a partir da experiência que fazemos de Deus; é um compromisso moral do cristão para com sua comunidade de fé sobre a qual tem responsabilidades; é meu compromisso com a obra evangelizadora, chamado esse recebido no batismo.

Também foram tratados assuntos como as quatro dimensões que o dízimo compreende, a saber, dimensão religiosa, dimensão eclesial, dimensão caritativa e dimensão missionária. Padre Marcelo também abordou o valor de se falar do dízimo entre as pastorais e movimentos, aproveitando os momentos para levar cada cristão a compreender mais para poder ser um propagador desta experiência de fé que transforma. Falou também sobre a grandeza do papel do agente da Pastoral do Dízimo e o entusiasmo que estes devem renovar diariamente neste compromisso evangelizador. No encontro formativo também houve momento de partilha das experiências positivas e dos desafios encontrados nas comunidades. Por fim, concluíram o encontro pedindo à Mãe Imaculada a intercessão e condução do agir de cada membro da Pastoral.