Orientações Covid-19

quarta, 18 de março de 2020
Orientações de Dom Edgar Xavier Ertl, sobre os cuidados que a nossa Diocese tomará a partir de agora sobre o Covid-19 (Corona Vírus).

AOS FIÉIS DIOCESANOS!

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão/PR tem acompanhado com atenção e preocupação a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que tem afetado o mundo, o nosso país e já chegou ao Paraná. Estamos atentos às orientações do Governo do Estado, do Ministério da Saúde e das Autoridades Sanitárias, às quais acatamos integralmente, a fim de orientarmos da melhor forma os fiéis quanto aos cuidados e a prevenção contra essa doença. Diante das recomendações do Estado e em sintonia com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Presidência do Regional Sul 2 da CNBB, nós, bispo, padres e diáconos da Diocese de Palmas - Francisco Beltrão, reunidos para a Reunião do Clero, em Francisco Beltrão, no dia 17 de março de 2020, recomendamos para a Igreja Católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, o que segue.

1. Suspensão até o dia 31 de março (terça-feira), de todos os encontros, reuniões diocesanas das pastorais movimentos e organismos (grupos de oração, cursos, palestras, retiros, assembleias) com aglomeração de pessoas. Reiteramos ainda que promoções culturais e sociais tais como festas, cafés, chás. almoços, jantares, confraternizações sejam canceladas;
  2. Suspensão até o dia 31 de março (terça-feira) da Catequese em todas as Comunidades da Diocese;
  3. As Celebrações Eucarísticas e da Palavra as faremos até o próximo domingo, 22 de março, salvo se não houver por parte do Poder Público algum Decreto de ordenamento que eventos religiosos sejam suspensos. Aconselhamos aos irmãos e irmãs idosos, bem como às crianças que se resguardem das celebrações durante estes tempos incertos. Aos que se absterem da participação da celebração comunitária, que possam estar em contato com a Palavra de Deus, recitar o Santo Rosário, acompanhar as missas pelas Rádios e TVs e continuar alimentando sua fé em profunda oração pelo nosso Brasil, pelo nosso Estado e Diocese;
  4. Assim que, do dia 23, segunda-feira, a 31 de março/2020, terça-feira, serão suspensas todas as Celebrações Eucarísticas e da Palavra, com aglomeração de pessoas; no entanto as Igrejas estarão abertas para a oração pessoal desde que não haja grandes grupos de fiéis;
  5. Não sejam realizadas celebrações penitenciais comunitárias (mutirão de confissões nos Decanatos), e mantenham-se as confissões individuais em cada paróquia;
  6. Sejam celebrados somente Batismos de emergência. Sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública;
  7. Sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa serão, em tempo oportuno, emitidas orientações específicas, bem como sobre o Dia de Espiritualidade do Clero e a Missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma).
  8. O atendimento nas Secretarias Paroquiais, Cúria Diocesana e Coordenação da Ação Evangelizadora acontecerá de forma normal, no entanto, não se poderá facilitar a aglomeração de pessoas, ter álcool/gel de fácil acesso para todos e manter a higiene/esterilização nos locais por onde muitas pessoas circulam e tocam.
  9. Enfim, recomendamos continuar seguindo, irrestritamente, as medidas de prevenção recomendadas pelas Autoridades Sanitárias, com liberdade acatamento.

Pedimos a compreensão de nossos católicos das 46 Paróquias e Comunidades neste momento dificil em que toda a nação atravessa e nos unamos em oração pedindo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que nos abençoe e ilumine nesta caminhada quaresmal, livrando-nos desta ameaçadora epidemia que circula pelo mundo inteiro.

Fraternalmente em Cristo Jesus, o Samaritano do Pai!

Dom Edgar Xavier Ertl

Fonte: Dom Edgar Xavier Ertl