Vigília Pascal

sábado, 11 de abril de 2020
Missa da Vigília Pascal é o coração de todo Ano Litúrgico.

Neste sábado, 11/04, a Paróquia Imaculada Conceição celebrou a missa da Vigília Pascal. A liturgia da Noite Pascal tem as seguintes partes: celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Poucas celebrações são tão ricas de conteúdo e de simbolismo como a Vigília Pascal, que é o coração de todo o Ano Litúrgico, donde se irradiam todas as outras celebrações.

Este ano, devido à suspensão de missas com a presença do público por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19), os fiéis participaram por meio da transmissão ao vivo na página do Facebook da paróquia Imaculada Conceição e pelas rádios Educadora AM e RCV FM.

Com portas fechadas, a celebração foi presidida pelo Padre Marcelo Holdefer, e concelebrada pelos padresThiago Berra e Rudinei Willers, na Igreja Matriz Imaculada Conceição. Os fiéis foram chamados a fazerem em suas casas a Igreja doméstica, organizando o círio pascal da família e água que foram abençoados durante a celebração.

A culminância do Tríduo Pascal acontece com a solene Vigília Pascal, após o silêncio do Cristo que morreu e foi sepultado. Este silêncio irrompe com o solene e grande Aleluia da Igreja. Esta é a '"Noite das Noites", a "Vigília das Vigílias" como diz Santo Agostinho, porque é nela que celebramos a vitória sobre a morte, a graça sobe o pecado, o Cristo que imolado já não morre e morto vive eternamente e com a ressurreição de Cristo, quer iluminar a cada um de nós.

Nesta missa solene, é procedida a bênção do fogo novo, o Círio Pascal, símbolo do Cristo ressuscitado, a renovação das promessas batismais. Recordamos o dia em que cada um foi lavado da mancha do pecado, no dia em que fomos sepultados com Cristo e ressuscitamos no nosso batismo. Nesta missa, a Igreja recorda a passagem da morte para a vida, sendo por isso, um dia de alegria, um dia de festa, porque o mal não tem mais poder sobre os homens. Jesus o derrotou no alto da cruz ao derramar o seu sangue para nos salvar e nos resgatar, dando-nos vida nova.