42 anos da Paróquia Imaculada

quinta, 18 de junho de 2020
18 de junho de 2020 - há exatos 42 anos era erigida a Paróquia dedicada a Mãe Imaculada de Deus e nossa.

Celebrar o aniversário de instalação de uma paróquia é celebrar e dar graças a Deus por uma comunidade, que unida por, em e com Cristo, caminha nesta terra na esperança, na fé e na caridade. A Paróquia Imaculada Conceição vive cotidianamente esta alegria de Ser Igreja e hoje, 18 de junho, celebra 42 anos de história enquanto paróquia.

É importante fazer a memória da paróquia, para que vejamos os frutos que surgiram desta caminhada de 42 anos, e para que não esqueçamos aqueles que nos precederam. Devemos manifestar gratidão a todos eles. Precisamos reconhecer que a caminhada da paróquia não começou quando começamos a participar. Entramos nessa caminhada para dar continuidade, para aperfeiçoá-la, e fazer com que ela acompanhe as grandes mudanças da sociedade contemporânea. Portanto, mudar e corrigir o que for necessário, e de acordo com as necessidades que vão surgindo, propor novas ações para a evangelização. A caminhada continua, a missão é permanente. Não podemos nos fechar nos resultados obtidos. Não podemos nos acomodar, e nem nos estacionar. Criatividade, ousadia e ardor missionário devem ser cada vez maiores.

A Igreja é missionária por natureza. Existe para anunciar por gestos e palavras a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Fechar-se a dimensão missionária implica fechar-se ao Espírito Santo, sempre presente, atuante, impulsionador e defensor.

A vida de nossas comunidades eclesiais é missão. É necessário suscitar em cada batizado e em cada forma de organização eclesial uma forte consciência missionária que interpele o discípulo missionário a tomar iniciativa de sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar o dom do encontro com Cristo, mesmo nesses tempos difíceis.

Temos que superar uma pastoral de mera conservação, e entrarmos de cheio em uma pastoral decididamente missionária, como nos sugere o documento de Aparecida. O que leva à conversão pastoral, à mudança dos corações dos cristãos é a missionariedade.

Que Nossa Senhora Imaculada Conceição nos proteja e interceda por todos nós! E que o Espírito Santo nos impulsione em nossa missão, animando-nos para os próximos anos de caminhada. Salve Imaculada!