Pastoral da Escuta

segunda, 01 de março de 2021

Pastoral da Escuta

O que é a Pastoral da Escuta?

Pastoral de acolhimento através da escuta, destinada às pessoas que buscam na Igreja alguém que as ouça nas suas necessidades de partilha.

A Pastoral da Escuta tem sua ação fundamentada na Palavra de Deus, sendo o agente da Pastoral (padres, seminaristas e leigos) aquele que, por meio do diálogo, abre canais para que a pessoa que está sendo ouvida encontre discernimento e perceba a ação de Deus na sua vida.

O que faz a Pastoral da Escuta?

“Este é o meu Filho muito amado. Escutai-O!” (Mt 17,5). Jesus é o ouvinte do Pai, Verbo encarnado, se coloca à escuta da humanidade e estabelece um diálogo a fim de revelar a misericórdia e o amor de Deus.

“Escutai-O!” Nesta rogativa do Pai está implicado o serviço da Pastoral da Escuta na convergência entre a escuta da Palavra e a escuta do próximo em suas necessidades, sobretudo a de ser ouvido sem julgamentos sendo acolhido na sua singularidade diante das inquietações que lhe são próprias; “todas as vezes que fizestes isso a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40).

Agente de Pastoral

Igreja de ouvidos atentos! O acolhimento por meio da escuta é uma ação em que o agente (leigos e/ou ordenados) é chamado a assumir. Ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14) implica ao cristão o chamado a agir, dispondo seus dons e talentos, incluindo sua escuta à serviço dos irmãos.

Assim:

“A arte da escuta poderá ser comparada a arte da produção de um vazio. Um vazio que nos tira do lugar e permite o movimento. O vazio que resta quando tiramos nossas vestes, nossos papéis e nossas identidades. [...] O vazio é antes de tudo um lugar oferecido ao outro para que ele te habite. Quando você escuta o outro, está dizendo pra ele: eu tenho um lugar para você em mim.” (DUNKER; TEBAS, 2019, p.103).

Esvaziar-se de si e na kénosis poder oferecer ao outro este lugar vazio, inteiramente disponível a ação da Trindade.

Pastoral da Escuta na Paróquia Imaculada Conceição

A Pastoral da Escuta na Paróquia Imaculada Conceição surgiu como resposta a demanda observada pela Igreja local diante da busca cada vez mais crescente dos paroquianos por aconselhamento, evidenciada como urgente no período da pandemia do Covid-19 em que as pessoas ficam (e ficarão) um longo período em isolamento domiciliar, sobretudo os idosos. As primeiras ações pastorais foram de contato telefônico aos idosos; uma bonita experiência vivenciada pelos agentes de pastoral em que nos primeiros telefonemas ao ouvirem - “que bom que você me ligou”, “Vou esperar você ligar de novo”, “eu não tenho ninguém pra conversar. Obrigado por ligar”, “É tão difícil não poder ir a missa. Obrigado por lembrar de mim”, “Vou rezar por você”, - puderam confirmar que a iniciativa pastoral é obra do Espírito Santo.

Para o ano de 2021 as ações pastorais estão pensadas para o atendimento presencial, na Secretaria Paroquial, conforme agenda semanal já afixada, sendo nas terças (14h00-21h00) e sextas-feiras (horário comercial), juntamente com o padre e seminarista estarão os agentes leigos da Pastoral da Escuta a disposição para o serviço de acolhimento por meio de uma escuta respeitosa e sigilosa iluminada pela Palavra de Deus.

Abra-se à graça de deixar-se ver, com as feridas, angústias, para que a vida se encha de luz de Deus e do seu amor derramado por todos.

Seu encontro com os membros da Pastoral da Escuta também pode ser agendado pelos fones (35361252 e 999422182).