Domingo de Ramos

terça, 27 de março de 2018
O Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de “Hosana” com os clamores da Paixão de Cristo.

O “Domingo de Ramos”, data em que se conclui o período da Quaresma e dá início a Semana Santa, reuniu fiéis na Igreja Matriz, neste domingo dia 25, para celebrar o dia que simboliza o momento em que Jesus foi aclamado pelo povo, que jogava mantos e ramos de árvores enquanto ele seguia pela cidade, e o reconhece como Messias, enviado de Deus. Para celebrar, há benção das folhas de palmeiras. A celebração acontece uma semana antes da ressurreição de Cristo, a Páscoa, comemorada no próximo domingo (1º).

Apesar na chuva que não permitiu a procissão pelas ruas da cidade, os fiéis participaram numerosamente da Santa Missa, que teve a benção dos ramos. O Domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja, e consequentemente a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei sagrada de Deus.