Cada Comunidade Nova Vocação

terça, 03 de abril de 2018
Cada Comunidade Uma Nova Vocação: A Igreja unida em oração pelas vocações.

“Pedi ao Senhor da Messe que envie operário para a sua Messe” (Mt 9,38). Esta é a Palavra de inspiração para a Ação Evangelizadora Cada Comunidade Uma Nova Vocação, em que as Dioceses do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Osasco (SP), de Tefé (AM) e de Bafatá (África) estão empenhadas no desejo de intensificar a cultura vocacional.

Assim, todos os católicos são convidados a duas ações concretas: oração e comunicação. A oração de uma dezena do terço, pelas vocações, antes de todas as celebrações litúrgicas, reuniões e encontros, pois a oração é o primeiro método para conseguir novas vocações, conforme o Papa Francisco. Por sua vez, a comunicação diz respeito às publicações de testemunhos vocacionais alegres e bonitos de toda a Igreja: famílias, leigos, padres, religiosas e todos aqueles que possam contribuir com o exemplo de suas vidas.

Para que essa Ação Evangelizadora frutifique bons frutos, a Igreja confia a responsabilidade a três grupos de agentes: os ministros extraordinários da Eucaristia que são os guardiões, ou seja, aqueles que motivarão a oração pelas vocações; os catequistas e os catequizandos que são os protagonistas da ação, porque, além de rezarem a dezena, terão uma capelinha para que, semanalmente, um catequizado a leve para casa e reze com sua família; os adolescentes e os jovens são os divulgadores, isto é, são aqueles que farão vídeos e publicarão nas redes sociais os vários testemunhos encontrados por eles. Portanto, é preciso rezar e comunicar!

Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão essa Ação Evangelizadora teve sua abertura oficial no dia 27 de março de 2018, durante a Celebração dos Santos Óleos, na Concatedral Nossa Senhora da Glória. Todavia, não há uma data de encerramento já que o objetivo é fazer crescer sempre mais a consciência e a cultura vocacional em todas as Dioceses. Que o Senhor, em sua bondade e misericórdia, envie mais operários ao serviço do seu Reino e faça frutificar novas vocações em cada comunidade.

Fonte: Diego Dias - Seminarista de Teologia / Pascom