Visita Pastoral de Dom Edgar

terça, 22 de agosto de 2017
Entre os dias 15 à 20 de Agosto, o bispo Dom Edgar, realizou sua visita pastoral em nossa Paróquia, conhecendo e acompanhando os mais diversos aspectos da ação evangelizadora da comunidade.

A Visita Pastoral é uma visita oficial do Bispo, com cunho pastoral e jurídico, que se realiza a cada Paróquia de sua Diocese, previsto, de cinco em cinco anos. Ela tem como objetivo manifestar a amizade, encontrar pessoas, partilhar a vida, trocar ideias e buscar a mútua ajuda na Diocese. A experiência demonstra que esta é uma das formas de o Bispo manter contatos pessoais com o clero, lideranças e com os outros membros do povo de Deus. É ocasião de reavivar as energias dos operários do Evangelho, louvá-los, encorajá-los e marcar presença. É, também, oportunidade de agradecer e chamar os fiéis à renovação da própria vida cristã, a uma ação apostólica mais intensa. Com a Visita Pastoral, o Bispo pode avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização. É momento de avaliar como a Paróquia e suas comunidades estão colocando em prática as diretrizes da ação evangelizadora e os compromissos comuns assumidos na Diocese.

E, nesta última semana, nosso bispo diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, realizou sua Visita Pastoral em nossa Paróquia. A Visita Pastoral começou na terça-feira, dia 15, com a chegada à Casa Paroquial por volta das 15 horas. Na sequência, às 19 horas de terça, ele iniciou as atividades visitando o setor do Alto Bela Vista, onde presidiu uma missa e conversou com as lideranças das comunidades presentes – Alto Bela Vista, Santo Antonio e Fazendo Mazurana.

Na quarta-feira, dia 16, Dom Edgar iniciou suas atividades pela manhã visitando os doentes de nossa paróquia acompanhado do Padre Claiton. À tarde, Dom Edgar presidiu a primeira missa na matriz, a missa da saúde às 15h00, que reuniu muitos enfermos de nossa comunidade. À noite, novamente o bispo presidiu a Santa Missa às 19h00 na matriz, onde refletiu sobre a família, em encontro com a semana da família que a Igreja estava vivenciando. Em seguida, houve uma confraternização na praça paroquial, um exemplo de partilha da nossa comunidade em recepção ao nosso Pastor que se fazia presente.

Na quinta-feira, dia 18, Dom Edgar visitou entidades de nossa cidade durante a manhã, como a One Foods e a delegacia. Durante a tarde, visitou e presidiu a missa na Casa Renascer, onde conheceu o trabalho realizado. Teve a oportunidade de conhecer a história e atender as confissões dos mesmos. Às 19h00, o bispo presidiu a missa e uma conversa com as lideranças do setor São Pedro dos Poloneses – São Pedro dos Poloneses, Linha Marília, Nossa Senhora do Amparo, Linha Conrado e Linha Tártari.

Na sexta-feira, dia 18, no turno da manhã Dom Edgar realizou atendimento ao público na secretaria paroquial. À tarde, visitou entidades como a Unisep e outras empresas e entidades instaladas no território de nossa Paróquia. À noite, presidiu a missa e uma conversa com as lideranças do setor São Roque – São Roque, Quatro Irmãos, Boa Vista do Chopim, Barra do Lageado Grande, Santo Isidoro e Verdes Campos.

No sábado, dia 19, Dom Edgar se encontrou com as crianças da catequese, Coroinhas e da Infância Missionária, e com os catequistas de nossa paróquia. À tarde, teve uma reunião com as lideranças do Setor Matriz – Matriz e Bairros, onde lhe foram apresentadas as riquezas e as fraquezas de nossa paróquia. À noite, Dom Edgar se dirigiu ao setor São Valentim, onde presidiu a missa e a conversa com as lideranças das comunidades presentes – São Valentin, Alto Empossado, Santa Maria, São Pedro do Sul, Colônia Nova e Santa Lúcia.

No domingo, dia 20, Dom Edgar presidiu a missa das 08h30 na matriz, dando encerramento a semana de Visita pastoral. Após a missa, realizou sua última atividade, um encontro com os jovens de nossa paróquia.

Foi, sem dúvida alguma, uma semana de ricas experiências para nossa Paróquia. Foi a oportunidade de ouvirmos do bispo diocesano as impressões para os nossos próximos passos pastorais. Que atentos à voz do nosso pastor possamos caminhar para Jesus, Caminho, Verdade e Vida.

Nossa Senhora Imaculada, rogai por nós!