VOCAÇÃO: DOM E CHAMADO DE DEUS

quarta, 22 de agosto de 2018
Vocação é chamado! Portanto, ser vocacionado é se sentir chamado por Deus para realizar a sua obra em colaboração com o Reino de Deus.

Desde 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dedica o mês de Agosto às vocações. Cada uma das Celebrações dominicais é dedicada à oração por uma vocação específica: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga. Assim, todo o Povo de Deus é convidado não apenas à oração, mas também, ao testemunho e ao incentivo vocacional, pois todos somos vocacionados.

Toda vocação é um dom de Deus à Igreja e à humanidade, é um presente que Ele oferece àqueles pelos quais derrama o seu amor gratuito. Esse ato de amor é demonstrado, inclusive, na pedagogia divina operada no dom vocacional, constituindo-se como um chamado que Deus realiza de modo personificado, porque Ele conhece cada uma das suas ovelhas e as chama pelo nome (cf. Jo 10,14).

Vocação é chamado! Portanto, ser vocacionado é se sentir chamado por Deus para realizar a sua obra em colaboração com o Reino de Deus que já está entre nós, esperando até que Ele volte (cf. At 1,11). Sendo assim, o dom da vida é o primeiro chamado que Deus faz ao ser humano. É Deus o Autor da vida (cf. Gn 1,1). Ele conhece o ser humano desde o ventre materno, desde embrião, tecendo-o com amor e carinho (cf. Sl 139,13-16).

Por sua Encarnação no seio virginal de Maria, o Filho de Deus revela ao homem o próprio homem (cf. GS, n. 22), mostrando-lhe ter sido criado como imagem e semelhança do Criador (cf. Gn 1,27). E como é Bem-Aventurado Aquele que tudo criou, também, o cristão é vocacionado à Bem-aventurança (cf. Mt 5,3-12a), porque somente em Deus encontrará sua verdadeira felicidade (cf. CaIC, n. 1718). Igualmente, como se canta que “Santo, Santo, Santo” é Deus, o ser humano é chamado à santidade. Esta é a vocação universal, ou seja, cada um é convidado a vivê-la por seu caminho (cf. GE, n. 11). Afirma o Papa Francisco: “todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra” (GE, n. 14).

Chamados ao dom da vida e à santidade, aos poucos, vai-se discernindo, também, a vocação específica. Desse modo, em uma diversidade de carismas e ministérios, toda a comunidade eclesial, especialmente as famílias, sente-se como sendo um terreno fértil, para que as vocações específicas sejam florescidas: novos sacerdotes, novas religiosas, novas famílias, que se formam em torno do Senhor.

Assim, Deus chama e espera de cada vocacionado uma resposta ao seu chamado com verdadeira dedicação pelo Reino de Deus, serviço à comunidade, unidade com a Igreja, disposição e humildade, amor oblativo, discipulado, apostolado e missionariedade, que são algumas das características daqueles que, ao ouvir e responder o chamado de Deus, colocam-se a caminho, deixando tudo para seguir os passos Daquele que os chamou (cf. Lc 5,11).

Todo o Povo de Deus, cada um dos fiéis, precisa se sentir protagonista e agente responsável para o surgimento de novas vocações em cada comunidade, como pede a Ação Evangelizadora “Cada Comunidade Uma Nova Vocação”. Por isso, todos são motivados a elevar a Deus uma prece suplicante pelas vocações, pedindo pela vida, pela santidade e pelas vocações específicas na Igreja, para que o Senhor da Messe envie mais operários para a sua Messe (cf. Mt 9,38), rezando com o Papa Francisco: “Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e à evangelização. Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso. Maria, Mãe e educadora de Jesus, interceda por nossa comunidade cristã, para que, tornada fecunda pelo Espírito Santo, seja fonte de vocações autênticas para o serviço do povo santo de Deus.” Amém.

Fonte: Diego Dias - Seminarista de Teologia / Pascom