Palavra do Padre

Seminarista Geovane Julio

Quaresma: tempo de graça e crescimento espiritual

 

Querida comunidade, estamos nos aproximando de um período muito importante em nossa vida de fé: o tempo quaresmal. Somos atraídos pelo Senhor a, com Ele, retirarmo-nos para a oração, a praticarmos o jejum que agrada a Deus e a dirigir nosso olhar aos mais necessitados através da prática da caridade.

Quarenta, na vida do Povo de Deus, é um número carregado por uma simbologia muito rica, indicando tempo de correção, de conversão e mudança de vida. Assim vemos, por exemplo, os 40 dias de chuvas no dilúvio (Gn 7,4), Deus que estabelece a Aliança com Moisés durante 40 dias no Monte Sinai e entrega as Tábuas da Lei (Ex 24,18), os israelitas que peregrinam por 40 anos no deserto (Nm 14,33), a purificação de Maria no Templo depois de 40 dias e a apresentação de Jesus (Lc 2,22) e ainda os 40 dias de jejum feitos por Jesus no deserto narrado pelos 3 sinóticos (Mt 4,1-2; Mc 1,12; Lc 4,1-2), além de outros textos. Com isso, a Sagrada Escritura nos ensina que é necessário um tempo para a mudança de vida, a qual é marcada pelo número quarenta. A Igreja nos orienta a, nesse período quaresmal, vivenciarmos esse tempo de graça, pois é propício para o crescimento espiritual através do jejum, da penitência e da oração.

O Papa Francisco, na missa do dia 16 de fevereiro de 2018, refletiu na homilia sobre o verdadeiro jejum, um jejuar que vai muito além da restrição alimentar, sem retirar o valor que tal prática possui, mas que pede coerência, o Papa fez uma meditação sobre o texto de Mt 6,16 que diz: “Quando jejuares, não tomeis um ar sombrio como fazem os hipócritas, pois eles desfiguram o rosto para que seu jejum seja percebido pelos homens.”. Diante disso, questionou Francisco “Meu jejum ajuda os outros? Se assim não for, aquele jejum é fingido, é incoerente e leva-te pelo caminho de uma vida dupla. Por isso, é preciso pedir humildemente a graça da coerência”.

Além disso, caros paroquianos, somos convidados a dedicarmos um tempo maior à oração nesse tempo propício para o arrependimento e à conversão, uma oração que nos conduza, juntos com Jesus, a trilharmos o caminho da paixão-morte-ressurreição. Oração que nos faça mergulhar no Milagre da Páscoa, oração que é graça e nos transforma em pessoas melhores e comprometidas com o Reino de Deus.

Um tempo propício à penitência e também à esmola. O olhar interior que nos move a mudança de vida através do arrependimento de nossos pecados é também um olhar que se volta para fora e enxerga os nossos irmãos e irmãs necessitados. Vamos aproveitar, querida comunidade, nesse tempo da Quaresma com a Campanha da Fraternidade para participarmos da ação concreta em prol das pessoas mais carentes. Pessoalmente ou na sua família, faça o propósito de doar alimentos para as cestas básicas que são distribuídas diariamente aos que mais necessitam.

A Quaresma é esse tempo de graça, de conversão e redescoberta da nossa fé, é tempo de crescimento e amadurecimento espiritual, pessoal e comunitário, “até que Cristo seja formado em vós.” (Gl 4,19). Vamos caminhar confiantes, o Senhor sempre nos estenderá a sua mão. Deus nos abençoe!

Seminarista Geovane Julio.

NOTÍCIAS
Encontro das Catequistas

Neste sábado pela manhã aconteceu o primeiro encontro de catequistas de nossa comunidade.

Dia 11 de Fevereiro: Dia de...

Conheça a História de Nossa Senhora de Lourdes

Renovação dos Compromissos ...

Também no dia 06/02, foi realizada a renovação dos ministros e entregue o novo manual.

Formação Campanha da Frater...

No dia 06/02 foi realizada a formação da Campanha da Fraternidade em nossa Igreja, e ta...

Papa convoca o “Ano de São ...

Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Cat...

Pastoral da Saúde Diocesana...

“A vacina, fruto da dedicação de muitos pesquisadores, é a esperança para livrar o mund...

(46) 3536-1108
Rua Prudente de Morais, 628. Cx 38, Centro
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
santoantoniodoisvizinhos@outlook.com
© 2021 Paróquia Santo Antônio de Pádua - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual