Movimento Cursilhista

Sobre a Pastoral/Movimento

Os Cursilhos e suas origens

O Movimento de Cursilhos ou “a obra dos Cursilhos”, como se dizia, teve seu início no singular contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.

Participando de peregrinações promovidas pela JACE a destacados Santuários nacionais e, especialmente da preparação e realização da grande Peregrinação levando 80.000 jovens a Santiago de Compostela, em agosto de 1948, intuíram eles a “obra dos Cursilhos”. Aqueles “cursillos” ou pequenos cursos preparatórios à peregrinação, ministrados a milhares de jovens por toda a Espanha, durante vários anos, poderiam continuar a ser desenvolvidos, agora com outro direcionamento. Marcado por essa sua origem “peregrinante”, o MCC guarda, ainda hoje, algumas expressões típicas, como por exemplo, “Ultreya” (ir mais adiante, caminhar mais além com entusiasmo) e “Guia do Peregrino” (pequeno livro de orações). Num processo de “inculturação” do Movimento, no Brasil adotaram-se os termos “assembléia mensal” em lugar de “ultréia” e “Peregrinando Com Cristo” que vem substituir o antigo“Guia do Peregrino”.

Neste ano o Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil completa 50 anos de vida. Para celebrar essa data tão significativa estamos preparando um grande evento. Um momento em de formação, partilha e encontro.

Este evento começou a ser preparado há praticamente 6 anos, quando nasceu a proposta do Relançamento do MCC, para resgatar a verdadeira essência do Movimento, seu carisma e espiritualidade.

Assim iniciamos um tríduo preparatório, com o Ver, Julgar, Agir e estamos neste momento Avaliando esta preparação para no final do ano celebrarmos e tornarmos pleno esse relançamento.

Muita coisa aconteceu nesses 6 anos, desde a publicação do documento do Relançamento, que retrata a proposta de reestruturação sem perder sua essência, a criação de uma logomarca própria para o MCC, uma vez que aquela que utilizávamos (a cruz com os tijolinhos coloridos) era a logo de um Encontro Latinoamericano, a revisão do Estatuto, que foi uma adequação do estatuto que já existia, enfim uma mudança de postura e de se pensar a estrutura do MCC.

O encontro que a coordenação do Setor esta preparando acontecerá no dia 18/11/2012 em Cruzeiro do Iguaçu e será um momento de muita reflexão, oração, comemoração e partilha. A Paróquia de Santo Antonio também terá o seu momento onde reviveremos a nossa história, acendendo a chama do quarto dia. Isso tudo esta sendo preparado diante do que vimos, julgamos e agimos, com o objetivo de lançar as redes em água mais profundas.

Os cursilhistas de todo o Brasil já estão vivenciando o clima dessa grande ultréia. Em cada região do país, estado ou diocese, ocorrem diversas formas de celebrações para o ano jubilar. Estas celebrações demonstram o espírito de unidade existente no Movimento e ainda mais, em muitos casos resultam em re-aproximar cursilhistas que, por diversos motivos, estavam afastados do MCC.

Participar do Ano Jubilar é viver um momento histórico do MCC no Brasil. Essa data não pode passar em branco. Vamos nos preparar e participar da grande celebração do Jubileu. Vamos caminhar “na certeza de que nos encontramos todos juntos, unidos na mesma fé”.

Shalon

Coordenação e Colaboradores

Rua Prudente de Morais, 628. Cx 38, Centro
santoantoniodoisvizinhos@gmail.com
© 2024 Paróquia Santo Antônio de Pádua - Todos os direitos reservados.