Pastoral Familiar

  Sobre a Pastoral/Movimento

1. Justificativa

Fatores sociais, culturais, politicos, econômicos e religiosos influem nas famílias, tornando-as vulneráveis a desequilíbrios, principalmente quando não estabelecidas e alimentadas com os verdadeiros valores humanos e cristãos.

A fé nos mostra que o matrimônio instituído por Deus no vínculo do amor e elevado por Cristo à dignidade do Sacramento, deve corresponder ao plano divino.

A família, "Igreja Doméstica" (S.João Crisóstomo) no seio da Igreja Universal, tem um papel insubstituível a desempenhar vivenciando o Evangelho, a exemplo daqueles que ajudaram a formar as primeiras comunidades Cristãs.

Constata-se que muitos jovens estão desesperançados, buscando a vivência a dois sem qualquer compromisso civil e religioso, temendo responsabilidades.

Verifica-se que muitos pais não assumem a responsabilidade de orientar seus filhos para o casamento.

Os diversos documentos da Santa Sé e da CNBB têm reconhecido a família como fundamental na ação Pastoral. "[...] Tamanha é sua importância que deve ser considerada "um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora" (DGAE 2008/2010, n° 128).

É preciso ajudar todas as famílias a descobrir e redescobrir os valores inalienáveis do casal cristão, célula primeira da Igreja: um casal construído no amor humano retomado e transfigurado por Cristo no Sacramento do Matrimônio. Esta visão de fé não esconde as realidades por vezes dolorosas da vida familiar, mas permite abordá-las com esperança evangélica.

2. Objetivo Geral

Promover, fortalecer e evangelizar a família, valorizando e defendendo o sacramento do matrimônio, acolhendo a todas as famílias, por meio de uma leitura atualizada da realidade.

3. Objetos Específicos

Formar agentes qualificados, através por meio do INAPAF e/ou de outros meios disponíveis, bem como motivar uma ação incentivadora neste sentido em todas as dioceses. Oferecer formação aos noivos com qualidade, suscitando-lhes interesse na preparação remota, próxima e imediata.

Sublimar os aspectos matrimoniais que apresentam maior fragilidade: indissolubilidade do vinculo, superação das crises conjugais, a abertura da relação conjugal para a fecundidade e a paternidade responsável prioritária na educação dos filhos.

Acolher toda realidade familiar, para que o "Evangelho continue a penetrar na historia de cada realidade eclesial".

Valorizar o ser humano desde a concepção até a morte, a fim de que a família seja um Santuário de vida, repudiando todas as manifestações a favor do aborto, ajudando na divulgação e uso dos métodos naturais, quando houver motivos para usá-los.

Promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos e aponta caminhos para a solução de crises e problemas intra-familiares a fim de manter o vínculo conjugal.

Incentivar o crescimento da espiritualidade familiar, de modo que pais e filhos encontrem no lar o ambiente propício para o desenvolvimento de sua vida cristã.

Despertar a família para seu papel educador, onde se aprendem os valores humanos e evangélicos para preparar as novas gerações para o matrimonio.

Despertar o sentido missionário da família, considerando que é a família que evagelizará a família.

Suscitar a participação das famílias nos tempos litúrgicos, reaproximando as famílias afastadas da Igreja, promovendo eventos celebrativos, reuniões e reflexões de subsídios especialmente preparados para este fim.

Manter articulados Movimentos, Institutos e serviços familiares e de promoção de defesa da vida, que já atuam como agentes da Pastoral Familiar nas paróquias e dioceses.

  Coordenação e Colaboradores

(46) 3536-1108
Rua Prudente de Morais, 628. Cx 38, Centro
85660-000 - Dois Vizinhos - Paraná
santoantoniodoisvizinhos@gmail.com
© 2024 Paróquia Santo Antônio de Pádua - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual