Pastoral do Idoso

Sobre a Pastoral/Movimento

1. Missão da pastoral

A missão da pastoral da Pessoa Idosa é Evangelizar, através das ações de seus líderes comunitários que são capacitados para realizarem as visitas domiciliares ás Pessoas Idosas. A Pastoral zela pela formação contínua dessas lideranças voluntárias, que unem fé e vida. Para isso, elas se reúnem mensalmente para refletirem e avaliarem a missão daquele mês, fortalecem a mística e espiritualidade, além de estudarem um tema e preencherem a Folha de acompanhamento Domiciliar aos Idosos - FADI. Dessa forma, busca-se unir esforços com toda a sociedade para colaborar na construção da rede de solidaredade em favor das pessoas idosas.

2. Objetivo Geral da Pastoral

"A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada desta, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização" (Estatuto da Pastoral da Pessoa Idosa, artigo 2°). Esta definição mostra a preocupação integral com a pessoa idosa e aponta a Pastoral como um instrumento para que as pessoas idosas possam ter mais vida, dignidade e esperança, como foi difundido no lema da Campanha da Fraternidade de 2003, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

3. Principais atividades

A Pastoral da pessoa Idosa atua em comunidades de todo o Brasil, acompanhando pessoas idosas com 60 anos ou mais, preferencialmente as vulerabilizadas pela pobreza e abandono.

Para identificar uma comunidade com Pastoral da Pessoa Idosa é preciso reconhecer as ações básicas que asseguram a dignidade e a valorização integral do idoso. É necessário ter os instrumentos básicos para a multiplicação do saber e da solidariedade, que são apresentadas a seguir:

3.1 Visita Domiciliar

A Visita Domiciliar é um momento muito importante do trabalho do líder comunitário da Pastoral da Pessoa Idosa, que tem como objetivos:

Conhecer as pessoas idosas que residem naquela casa;

Conhecer a história de vida das pessoas idosa e daqueles que convivem com elas;

Conhecer o que a família valoriza e faz para cuidar das pessoas idosas;

Indentificar situações de risco para a saúde das pessas idosas;

Perceber os problemas que as pessoas idosas estão enfrentando;

Procurar, junto com a família, formas de resolver esses problemas;

Dialogar e partilhar informações;

A missão do líder comunitário é ser ponte entre a família e a comunidade.

3.2 Reunião para reflexão e avaliação

Uma vez por mês, todos os líderes e o coordenador comunitário fazem uma Reunião para Reflexão e avaliação. Nessa reunião, as informações sobre as pessoas idosas que estão registradas no Caderno do Líder são passadas para a Folha de Acompanhamento Domiciliar dos Idosos - FADI e encaminhadas para a Coordenação Nacional. Os relatórios são digitados e ficam disponíveis no Sistema de Informação. Este relatórios voltam para as comunidades que avaliam a caminhada e a situação das pessoas idosas acompanhadas.

4. Metodologia

A metodologia é baseada na prática de Jesus, narrada nos evangelhos sobre a multiplicação dos pães e peixes (Marcos 6,34-44). A estratégia principal é multiplicar o saber e a solidariedade para que as pessoas idosas e suas famílias busquem condições para que todos possam envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Os líderes são capacitados e realizam as seguintes ações:

Organizam a comunidade e identificam outras pessoas para apoiarem o seu trabalho.

Promovem a mística cristã de fé e vida.
Multiplicam o saber e a solidariedade junto às pessoas idosas, suas famílias e sua comunidade.

Cada líder capacitado visita mensalmente, em média, dez pessoas idosas vizinhas, acompanhado-as através de oito indicadores:

Atividades físicas;
Ingestão de líquidos;
Vacina anual contra a gripe;
Vacina contra a pneumonia (a cada 5 anos);
Prevenção de queda;
Identificação de incontinência urinária;
Encaminhamento aos serviços de saúde;
Identificação da pessoa idosa dependente.

Mensalmente, os líderes de cada comunidade se encontram para uma reunião de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para sua formação contínua. Nessa reunião, é preenchida a Folha de Acompanhamento Domiciliar dos Idosos - FADI, que é encaminhada para Coordenação Nacional, em Curitiba.

Esses dados são processados e analisados eletronicamente na Sede Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, "para ver se todos estão satisfeitos" (Mc 6,42) e retornam na forma de relatórios trimestrais para as coordenações e líderes no âmbito comunitário, paroquial, diocesano e estadual.

Coordenação e Colaboradores

Rua Prudente de Morais, 628. Cx 38, Centro
santoantoniodoisvizinhos@gmail.com
© 2024 Paróquia Santo Antônio de Pádua - Todos os direitos reservados.