Encontro de Formação para os agentes da Pastoral do Batismo

No dia 28/04 os agentes da pastoral do batismo se reuniram para uma importante formação, acompanhe no texto as pautas da formação.
sexta, 03 de junho de 2022

DIRETRIZES PASTORAIS

O batismo é uma questão de fé e não de cultura. O desafio é levar pais e padrinhos (primeiros responsáveis) a um encontro pessoal com
Jesus Cristo, uma vez que “a fé não nasce de uma decisão pessoal, mas de um encontro com uma Pessoa” (DAp, n.3)

Todas as Paróquias deve ter uma pastoral do batismo com uma equipe de formação específica. É preciso encer o imediatismo, pois a “pressa” em batizar muitas vezes prejudica o processo de Iniciação à Vida Cristã.

ACOLHIDA

É urgente ir ao encontro daqueles que se afastaram da comunidade ou buscam somente serviços religiosos. A preparação dos pais e padrinhos para o Batismo é ocasião especial de acolhida. Essas situações supõem, um olhar menos julgador e mais acolhedor, para receber aqueles que buscam a comunidade pensando apenas no sacramento. Se forem bem acolhidos, poderão retornar ou ingressar na vida da comunidade. (CNBB, Doc.100 n.318).

PIRMEIRO CONTATO

Quando os pais procurar o batismo encaminhar para conversar com Padre ou Diacono na Secretaria Paroquial e fazer ficha de inscrição na pagina 64 do livro dos encontros de pais e padrinhos.

VISITAÇÃO

O Papa Francisco insiste muito numa “Igreja de saída” e na promoção da “cultura do encontro”. O batismo de crianças é uma oportunidade de resgatar a dimensão missionária das comunidades e ara uma experiência catecumenal. Diz-nos a Igreja do Brasil; “mais do que um curso para pais e padrinhos de efeitos muitos limitados, é ocasião para um acompanhamento personalizado da família”. É válido lembrar que a visita não será uma aula, mas um encontro entre os agentes da pastoral do Batismo que vão em nome da comunidade e a família.

Após a inscrição fazer os dois encontros na casa dos pais na pagina 10 e 19. Participar dois agentes em cada encontro e colocar a data e assinar a página 65.

Acolhida e apresentação na comunidade: esta apresentação será a partir do mês de julho de 2022, na primeira missa ou celebração do mês com o Padre ou Diácono.

No segundo sábado de todos os meses o quarto encontro da pagina 38, de todos pais e padrinhos, dos bairros, centro e comunidades do interior, as 15h, no auditório do centro comunitário da paroquia Santo Antônio. Os pais devem levar o livro para a assinatura da pagina 65. Os padrinhos da Paróquia Santo Antônio que vão batizar em outra Paróquia devem participar do 4° encontro e receberão ficha de participação e ir na secretaria pedir autorização. Padrinhos de outras paróquias trazer autorização.

Os batizados serão todos no quarto sábado de cada mês as 09 hrs na Igreja Matriz Santo Antônio.

Fonte:

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Rua Prudente de Morais, 628. Cx 38, Centro
santoantoniodoisvizinhos@gmail.com
© 2024 Paróquia Santo Antônio de Pádua - Todos os direitos reservados.